Pular para o conteúdo principal




I - DA BANDEIRA MUNICIPAL 

( Da Lei n. 699/87, de 10/04/87)

   Art. 2 - A Bandeira do Município de Teixeira Soares, idealizada por Reynaldo Valascki, foi adaptada à Lei Federal n. 5.700 e ás normas heráldicas pelo Prof. Sebastião Ferrarine, da Enciclopédia Simbológica Municipalista  Paranaense - ESIMPAR, instituída pela Resolução n. 2158/86, de 13/05/86, da secretaria de Estado da Educação ( D.O. de 16/05/86).

   Art. 3 - A Bandeira do Município de Teixeira Soares será de forma retangular, nas cores amarela, branca e verde, na proporção de 14 módulos de largura por 20 módulos de comprimento, de acordo com o artigo 5. da Lei Federal n. 5.700, de 1./09/71, conforme modelo em anexo, apresentando as seguintes características. 

   a - A Bandeira compõe-se de dois campos iguais, ambos em forma de triângulo retângulo escaleno, sendo o superior em amarelo e o inferior em verde. 

   b - A faixa em branco, que separa o campo amarelo do campo verde, parte do ângulo superior direito ( lado do mastro), seguindo oblicamente até o ângulo inferir esquerdo.

   c - No ponto central da Bandeira, sobre a faixa em branco, figura o Brasão de Armas do Município de Teixeira Soares.

   Art. 4. - A inauguração da Bandeira Municipal deverá ser realizada em solenidade cívica, podendo ser designado um casal de padrinhos, com benção especial, seguindo-se o hasteamento com execução de marcha batida, ou do Hino Nacional ou do Hino do Município.

   Art. 5.  - A Bandeira Municipal poderá ser reproduzida em bandeirolas, flâmulas, decalques, desde que sejam observados os dispositivos da Lei Federal n. 5.700, em seu artigo 3., e os cânomes heráldicos.

   Art. 6. - A Bandeira Municipal será hasteada diariamente nos edifícios municipais, e, para o seu uso correto, obedecerá ao disposto na mencionada Lei n. 5.700.

   Art. 7. - As Bandeiras velhas ou rotas serão incineradas, de conformidade com que estabelece a referida Lei Federal.

   Parágrafo Único - Não será incinerada, mas recolhida ao Museu Histórico Municipal, a Bandeira Municipal de relevante significado histórico, como o primeiro exemplar inaugurado após a sua instituição.

   Edifício da Prefeitura Municipal de Teixeira Soares, em 10 de abril de 1987.


                                                                                            Romeu Neves

                                                                                   PREFEITO MUNICIPAL


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição    Cidade: Teixeira Soares   Estado: Paraná   O inicio de sua construção é datado de meados de 1925.
Igreja Imaculada Conceição de Teixeira Soares Localização:  Rua Prefeito José Viana, S/N.  - Centro - Teixeira Soares - Paraná. Arquiteto responsável pela construção: Atílio Caporasso Pedra Fundamental: Colocada No dia 4 de outubro de 1928, marcando o início da construção. Paróquia: Em 28 de outubro de 1935 foi registrada a Paroquia sob o Decreto: N.IX  Protocolo: 479/35. No Livro N. 1 da Curia Diocesana. Tombada como Patrimônio Histórico pelo Processo Número 01/00, inscrição Tombo 138-II em 16 de maio de 2001.  Depois de anos fechada as missas voltaram a ser celebradas na matriz no dia 21 de Julho de 2006, após as devidas reformas necessárias para reabertura da Igreja.

Fotografias do ano de 2023